Realizar-se-á no próximo dia 1 de fevereiro, entre as 18h e as 19h30min, um webinar subordinado ao tema: "Avaliação Interna e Avaliação Externa – melhorar as aprendizagens em torno de um referencial comum". O webinar, promovido pelo Projeto MAIA e o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), conta com as intervenções de Paula Simões (Direção de Serviços de Avaliação Externa) e Eusébio André Machado (Coordenador Nacional do Projeto MAIA) e com a moderação de Helena Ribeiro (Equipa Central do Projeto MAIA).
Este webinar resulta do trabalho conjunto que tem vindo a ser desenvolvido entre o Projeto MAIA e IAVE e tem como propósito contribuir para uma reflexão sobre as relações e complementaridades entre a avaliação externa e a avaliação interna, tendo por referência a melhoria das aprendizagens dos alunos e a promoção de um sistema educativo de qualidade e inclusivo. Procura-se, assim, encetar o caminho para outra geração de avaliação das aprendizagens, centrada nas aprendizagens dos alunos e na articulação das diversas avaliações (internas e externas) em função de um referencial comum.
Para assistir ao webinar, não necessita de inscrição, bastando aceder ao seguinte link (plataforma Youtube), pelas 18H00, do 1 de fevereiro de 2022. Não serão emitidos certificados de participação no webinar.
Pretende-se com a divulgação deste referencial, contribuir com mais um recurso para o trabalho dos formadores e dos formandos envolvidos no Projeto MAIA, bem como no âmbito dos processos de autoavaliação das escolas e do seu desenvolvimento organizacional, no que à avaliação pedagógica diz respeito.
O CFAE Guarda 1 integra o Projeto Nacional "Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA)", no âmbito da Autonomia e Flexibilidade Curricular (AFC), coordenado e acompanhado pelo Professor Doutor Domingues Fernandes. Este Projeto tem como propósito fundamental contribuir para melhorar os processos de ensino de aprendizagem e de avaliação pedagógica e, desta forma, desenvolver as acções que se impõem para que os alunos aprendam mais e melhor, como mais compreensão e com mais profundidade. Deste modo, o Projeto MAIA constitui-se como um esforço concertado a nível nacional no sentido de se iniciar um processo deliberado e pensado que com a colaboração com os CFAE, com as direcções dos Agrupamentos de Escolas / Escolas não Agrupadas e com os docentes, crie condições para que a avaliação pedagógica seja integrada nos processos de desenvolvimento curricular e, desse modo, se articule com o ensino e com a aprendizagem.