ACD: Integração de Atividades STEAM na prática docente
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Ação de Curta Duração (ACD)
Total de horas: 6 horas presenciais
Formadora: Teresa de Jesus Dias Fernando c/colaboração de Ana Morgado Hélder Oliveira e Nuno Lopes
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (Laboratório Digital)
Calendário: 02/07/2025.
Período de inscrição: Até 18/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (
https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este
Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
ACD: Utilização e potencialidades do LED para a aprendizagem
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Ação de Curta Duração (ACD)
Total de horas: 3 horas presenciais
Formadora: Teresa de Jesus Dias Fernando c/colaboração de Ana Morgado
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (Laboratório Digital)
Calendário: 01/07/2025.
Período de inscrição: Até 18/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (
https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este
Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
ACD: A utilização do Excel na prática pedagógica
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Ação de Curta Duração (ACD)
Total de horas: 6 horas presenciais
Formadora: Teresa de Jesus Dias Fernando c/colaboração de Maria José Ventura
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (Laboratório Digital)
Calendário: 13 e 14 de maio de 2025.
Período de inscrição: Até 18/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (
https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este
Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
ACD: Utilização de ferramentas digitais na avaliação formativa
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Ação de Curta Duração (ACD)
Total de horas: 6 horas presenciais
Formadora: Teresa de Jesus Dias Fernando c/colaboração de Carla Cardoso
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (Laboratório Digital)
Calendário: 29 e 30 de abril de 2025.
Período de inscrição: Até 18/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (
https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este
Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
ACD: Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Ação de Curta Duração (ACD)
Total de horas: 4 horas presenciais
Formadora: Teresa de Jesus Dias Fernando
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (Laboratório Digital)
Calendário: 23/04/2025.
Período de inscrição: Até 18/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (
https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este
Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
Ação: Cenários de Transformação Digital na Educação: Estratégias e Práticas Inovadoras para Docentes, alinhadas com o Plano de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Curso de Formação
Total de horas: 25 horas presenciais
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-134397/25
Formadores: Teresa de Jesus Dias Fernando e Carla Sofia da Silva Ferreira Cardoso (c/colaboração de Maria José Ventura, Ana Morgado, Hélder Oliveira e Nuno Lopes)
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (sala a indicar)
Calendário: Início – 23/04/2025; Final – 02/07/2025 (ver cronograma completo abaixo).
Período de inscrição: Até 18/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (
https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este
Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
NOTA IMPORTANTE:
Esta ação integra 5 (cinco) módulos de formação, podendo cada um deles ser reconhecido e certificado como Ação de Curta Duração (ACD). Assim sendo, os interessados poderão inscrever-se na ação acreditada pelo CCPFC com 25 horas de formação ou, em alternativa, nas ACD correspondentes aos módulos do seu interesse, sendo que, neste caso, apenas serão certificados nas ACD que vierem a frequentar (ver plataforma CFAE 360 em https://guarda1.cfae.pt e sítio internet do CFAE Guarda-1 em www.cfae-guarda1.pt ).
ACD: Seminário: “Viagens Turismo e Literatura”
Destinatários: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e professores de Educação Especial
Modalidade: Ação de Curta Duração
Total de horas: 3 horas
Formador: Mestre Jorge Magalhães c/colaboração de: Doutor João Morgado, Profª Judite Trigo, Bibliotecário Carlos Proença
Local de realização: Nave de Exposições do Mercado Municipal da Cidade Mêda
Calendarização: dia 05/04/2025 (09H30-12H30)
Período de inscrição: Até às 17H30 do dia 31/03/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360, deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
Ação: Utilização da linguagem Python nas Aprendizagens Essenciais da Matemática
Destinatários: Professores do Grupo 500
Modalidade: Curso de Formação
Total de horas: 30 horas presenciais
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-132525/24
Formador: José Fonseca Cruz
Local de realização: Escola Secundária de Gouveia e Escola Sacadura Cabral – Celorico da Beira
Calendário: Início – 26/06/2025; Final – 21/07/2025 (ver cronograma completo abaixo).
Período de inscrição: Até 19/06/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
Ação: Práticas pedagógico-didáticas no ensino e aprendizagem das línguas, com recurso ao digital e Inteligência Artificial Generativa
Destinatários: Professores de línguas dos grupos de recrutamento 120, 200, 210, 220, 300, 310, 320, 330, 340 e 350
Modalidade: Curso de Formação
Total de horas: 25 horas e-learning (17 horas on-line síncronas + 8 horas on-line assíncronas)
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-130276/24
Formadoras: Liliana Manuela da Cruz Melo
Local de realização: on-line
Calendário: Início – 02/06/2025; Final – 07/07/2025 (ver cronograma completo abaixo).
Período de inscrição: Até 26/05/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
Ação: Operacionalização do PASEO: articulação curricular e pedagogia de projeto
Destinatários: Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial
Modalidade: Oficina de Formação
Total de horas: 25 horas b-learning (9 horas presenciais+16 horas on-line síncronas) + 25 horas de trabalho autónomo
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-131092/24
Formadora: OLGA MARIA COUTINHO DE OLIVEIRA MADANELO
Local de realização: Escola Secundária c/3º CEB de Gouveia (3 sessões presenciais=9 horas) + on-line (5 sessões=16 horas) + 25 horas de trabalho autónomo
Calendário: Início –22/04/2025; Final – 17/06/2025 (ver cronograma completo abaixo).
Período de inscrição: Até 15/04/2025
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.
Ação: Bem-estar, saúde e competências socioemocionais na Escola
Destinatários: Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Modalidade: Oficina de Formação
Total de horas: 25 horas b-learning (9 horas presenciais+16 horas on-line síncronas) + 25 horas de trabalho autónomo
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-125336/24
Formadora: Maria Margarida Frade dos Santos
Local de realização: Escola EB 2,3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho - Seia (3 sessões presenciais) + on-line (10 sessões)
Calendário: Início – 06/01/2025; Final – 17/05/2025 (ver cronograma completo abaixo).
Período de inscrição: Até 27/12/2024
Processo de inscrição: Os docentes que já estão registados na plataforma CFAE 360 (https://guarda1.cfae.pt), deverão iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação. Os docentes que ainda não estão registados na referida plataforma, deverão proceder ao seu registo, de acordo com este Guião e, de seguida, iniciar sessão e fazer a sua inscrição na ação.