Pelo segundo ano consecutivo, a Casa Municipal da Cultura de Seia, com o apoio do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela - CineEco, volta a receber uma ação de formação sobre Educação e Cinema, promovida pela Universidade Aberta (UAb), que terá lugar no dia 21 de abril, das 14h30 às 17h30. O workshop, organizado pelos Centros Locais de Aprendizagem da UAb de Mêda e do Sabugal, é subordinado ao tema “O Cinema na Escola. Softwares de Exploração Didática”, e é dinamizado pelo Prof. Doutor José António Moreira, Professor Auxiliar no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, e pela Prof.ª Doutora Sara Dias Trindade, Professora Auxiliar Convidada do Departamento de História, Estudos Europeus, Arqueologia e Artes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Destina-se a toda a comunidade docente com interesse na área e será acreditado pelo Centro de Formação da Associação de Escolas Guarda-1.

A ação de formação funcionará com um máximo de 15 participantes, podendo ser repetida, a curto prazo, se a procura o justificar.

A entrada é gratuita, mas carece de inscrição, que pode ser formalizada através da ficha de inscrição em anexo ou através do link: https://goo.gl/forms/3aHA2CbCBMDDt2TV2

Mais informações:

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta de Mêda | Rua Cidade Nova | 6430-102 Mêda | Tel: 279 883 525 | Tlm: 915 676 358 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal | Rua Luís de Camões, nº 16 | 6320-380 Sabugal | Tel: 271 752 230 | Tlm: 915 676 356 | Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Sinopse:

As mudanças introduzidas nos processos de ensinar e aprender pela emergência de “novos” recursos e migração de formas diversas de informar e comunicar conteúdos suportadas pelas tecnologias digitais requer a capacidade de desenvolver formas inovadoras de promover a utilização da linguagem audiovisual e fílmica. Por isso, é de extrema importância que a escola desenvolva uma educação estética para a compreensão da cultura visual, que seja capaz de educar o olhar e de possibilitar a emancipação do indivíduo.

Integrar um filme numa atividade de aprendizagem, na realidade, pode ser uma estratégia muito adequada para revitalizar a experiência educacional, porque, claramente, com o cinema como parceiro, a educação tende a inspirar-se provocando as práticas pedagógicas esquecidas da magia do que significa aprender. Assim, neste workshop apresentam-se e exploram-se alguns softwares opensource, com o intuito de auxiliar os professores a utilizar e a explorar pedagogicamente as linguagens fílmica e cinematográfica.

Cartaz

Flyer

Ficha de inscrição